Grande jornal americano divulga impeachment de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Corrêa/PR

O Washington Post, jornal mais relevante da capital dos Estados Unidos, abriu espaço em suas páginas para um artigo que pede abertamente o impeachment do presidente Jair Bolsonaro. Assinado pela antropóloga brasileira Rosana Pinheiro-Machado, o texto “Bolsonaro está colocando o Brasil em risco. Ele deve ser retirado” (tradução livre) diz que o aliado de Donald Trump demonstrou “alarmante incapacidade de governar” e um “comportamento irresponsável” diante da pandemia de coronavírus e, por isso, deveria ser removido do poder.

A autora, que é professora na Universidade de Bath, Reino Unido, cita a presença de Bolsonaro nos atos em seu favor realizados em 15 de março, a qualificação da covid-19 como uma “gripezinha” e o encorajamento de ações contrárias às recomendações de especialistas de saúde como atitudes reprováveis do presidente, lembrando que ele também chamou a onda de prevenção da doença de “histeria” e de golpe da mídia.

A autora menciona que esse comportamento de Bolsonaro vem alimentando panelaços em grandes cidades brasileiras, mas admite que a oposição a seu governo não tem consenso quanto à sua saída. A antropóloga afirma, contudo, que um processo de impeachment precisa ter “profunda articulação política e legitimidade social”, além de uma “transição cuidadosamente planejada”.

Valor