Mandetta pede para população evitar aglomerações

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fabiano Rocha/Agência O Globo

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, esteve no Rio, nesta quinta-feira, para cumprir agendas na cidade e conversou com a imprensa sobre a pandemia do novo coronavírus. Questionado sobre as manifestações que estão marcadas para o próximo fim de semana, ele alertou para o risco de transmissão e foi categórico ao solicitar que a população tome cuidados.

— Se está gripado, não vá — aconselhou.

Apesar de a recomendação oficial do Ministério da Saúde seja para a população evitar aglomerações, Mandetta afirmou que, por ora, eventos públicos não serão proibidos. No entanto, quem pretende participar dos atos devem serguir o que chamou de “etiqueta respiratória”.

— O Ministério da Saúde não manda em ninguém. O Brasil está funcionando, metrô, bares, restaurantes. Se for [às manifestações], tenha ‘etiqueta respiratória’, lave as mãos, use máscaras. Ontem o Maracanã recebeu 63 mil pessoas. Não deve ter sido uma entrada distanciada, seguindo os protocolos — comentou.

Para o próximo sábado, está marcado um ato para lembrar os dois anos da morte de Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. O protesto é organizado pelo partido da vereadora assassinada, o PSOL, pelo Instituto Marielle Franco e outras lideranças ligadas à esquerda. Para o dia 15, bolsonaristas estão convocando manifestação contra o Congresso e o STF e em defesa do governo. Aliados do presidente, no entanto, já debatem o cancelamento dos atos.

Nesta quinta-feira, foi confirmado que o secretário de Comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, está com o novo coronavírus. O presidente Jair Bolsonaro passou a ser monitorado e passou por exame para detectar a doença. Wajngarten participou da comitiva da viagem presidencial aos EUA e esteve com o presidente dos EUA, Donald Trump, em jantar no sábado. O governo brasileiro já comunicou o caso às autoridades norte-americanas. Trump disse que não está preocupado.

O Globo