Manifestações no Chile ganham fôlego

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Milhares de manifestantes se reuniram nesta sexta-feira (6) em Santiago, na maior concentração do ano em uma semana em que voltaram a surgir com força protestos contra o governo de Sebastián Piñera.

Os manifestantes começaram a se reunir à tarde nas imediações da praça Itália, epicentro de grandes protestos na capital chilena desde o início da convulsão social no país, em 18 de outubro do ano passado.

A polícia cercou o lugar e usou jatos de água e gás lacrimogêneo para dispersar alguns manifestantes encapuzados, que jogaram pedras e paus nos policiais, em uma dinâmica que se repete às sextas-feiras há quatro meses no mesmo local.

Fotos mostram os confrontos entre polícia e participantes dos atos em meio a veículos incendiados.
A avenida Alameda, próxima à praça, teve o fluxo interrompido nos dois sentidos e as estações de metrô próximas ao local também foram fechadas, diante da grande quantidade de pessoas que chegavam ao protesto.

Após terem arrefecido em janeiro e fevereiro, as manifestações voltaram a surgir nesta semana, coincidindo com o período de volta às aulas.

Na noite da última segunda, quando ocorreram incidentes de roubos e ataques ao comércio em vários pontos de Santiago, a polícia prendeu 300 pessoas e teve 76 agentes feridos.

Nesta sexta, também ocorreram manifestações em outros pontos de Santiago, lideradas principalmente por estudantes do Ensino Médio. De manhã, houve confrontos nos arredores do Instituto Nacional, situado a poucas quadras do palácio do governo.

Desde 18 de outubro do ano passado, os protestos já deixaram 31 mortos.

Após um acordo com o Congresso, o governo Piñera promoveu um referendo para consultar os chilenos sobre se querem ou não reformar a Constituição, que permanece como uma herança da ditadura de Pinochet. A consulta acontecerá em 26 de abril.

Redação com Folha