Na Argentina, mulheres organizam greve a favor do aborto

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: MARIANA GREIF/REUTERS

O movimento feminista na Argentina realiza nesta segunda-feira uma greve nacional de mulheres e manifestações de rua para apoiar um projeto de legalização do aborto. O movimento ocorre quase dois anos depois de uma iniciativa semelhante ter fracassado no Senado.

Com o uso pelas mulheres do emblemático lenço verde, as manifestações estão previstas para começar a partir das 17h em frente ao Congresso Nacional em defesa de um projeto de lei do Poder Executivo para garantir a interrupção voluntária da gravidez. Alguns sindicatos apoiam a greve de mulheres e convocaram uma paralisação das atividades por 24 horas.

Em seu discurso no Congresso em Primeiro de março, o presidente Alberto Fernández, empossado em dezembro do ano passado, anunciou o envio de “uma lei que legalize o aborto no tempo inicial de gravidez e permita às mulheres acessar o sistema de saúde se tomarem a decisão de abortar”.

Em 2018, uma iniciativa nesse sentido foi aprovada pela Câmara dos Deputados em primeiro turno. Foi rejeitada logo depois no Senado, mais conservador e sob forte influência da Igreja Católica.