‘Não é normal’ um país como o Brasil crescer 1%, diz secretário do Tesouro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fernando Lemos / Agência O Globo

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, disse nesta quinta-feira que “não é normal” um país como o Brasil crescer 1% ao ano. Ontem, o IBGE divulgou que o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 1,1% em 2019, menor alta em três anos.

Mansueto disse ainda que “não dorme tranquilo” diante da necessidade de o Brasil seguir com a agenda de reformas propostas pelo governo.

— Estamos num país que ainda está passando por uma enorme dificuldade. Se vocês me perguntarem se eu durmo tranquilo, eu não durmo tranquilo. Estou muito preocupado, porque a gente está num país ainda muito frágil. Não é normal um país em desenvolvimento como é o Brasil crescer 1% ao ano — disse Mansueto, durante um seminário em Brasília.

O resultado do PIB veio em linha com as projeções oficiais do Ministério da Economia, que era exatamente de 1,1%. Ontem, o comunicado oficial da pasta e o ministro Paulo Guedes afirmaram que o número veio dentro do esperado. Mansueto, no entanto, reconheceu que o número causa “frustração”.

— Um país com tanta necessidade crescer 1% ao ano claramente causa frustração em vários segmentos da sociedade. Por isso é tão importante a gente chegar a um consenso sobre o que o país precisa fazer — completou o secretário.

O Globo