Osmar Terra prega ideologia do atraso contra o canabidiol

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Ex-ministro do governo, Osmar Terra reassumiu o mandato na Câmara. E já se instalou na comissão que discute regularizar medicamentos elaborados a partir da cannabis sativa, a maconha. É radicalmente contra.

Na primeira reunião que participou, se indispôs com o presidente (Paulo Teixeira) e o relator (Luciano Ducci), ambos favoráveis ao plantio da maconha para esse fim,

Os seus argumentos são de que há um grande lobby pela liberação das drogas e que a questão da saúde é um pretexto; não há garantia científica da eficácia do canabidiol; e que cannabis é questão de polícia.

“A maconha é o maior fator de desencadeamento de psicose, de esquizofrenia, de retardo mental. É importante não só ouvir mães de pessoas com crises convulsivas (o uso do canabidiol tem dado resultado positivo nesses casos). Mas é preciso ouvir também mães dos filhos que usam drogas”, disse Osmar Terra.

O ex-ministro afirmou que 90% dos médicos são contra a liberação do plantio para uso medicinal.

“Se já é problema proibido, imagina liberado. É caso de polícia”.

O relator Ducci rebateu Terra.

“São coisas diferentes. Falamos de uso medicinal. Não tem como fazer pesquisa e produção sem produzir o insumo. Com controle e participação do governo. Ninguém vai fazer o plantio, que é caríssimo, para vender baseado na esquina”.

Ducci vai propor o plantio e o uso da cannabis para uso medicinal, em cosméticos e também veterinário.

Paulo Teixeria, presidente, também reagiu ao ex-ministro.

“Não tenho conhecimento de lobby, mas de famílias de pacientes que nos pedem com muita força. De gente que precisa se tratada, com epilepsia”.

Terra:

“Podem aprovar aqui, mas vamos derrubar no plenário”.

Veja