Presidente da Câmara avisa ao Senado: paciência com Bolsonaro acabou

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Jorge William \ O Globo

O Congresso vai se reunir hoje para votar três projetos que garantem ao Parlamento o controle R$ 19 bilhões do orçamento deste ano.

Trata-se da contrapartida dada pelo Palácio do Planalto ao Legislativo depois que as excelências terem mantido o veto presidencial ao projeto que ampliava o escopo do orçamento impositivo.

Ou seja, hoje será o último capítulo de um acordo firmado entre duas instituições que não vêm falando a mesma língua há tempos: Congresso e Planalto.

O pacto tem um fiador, Davi Alcolumbre. Este sabe exatamente o tamanho do problema que os homens de Jair Bolsonaro vão arrumar caso roam a corda em em cima da hora e não votem os projetos de interesse do Legislativo.

Rodrigo Maia só topou a proposta do Palácio depois que Davi Alcolumbre empenhou sua palavra de que não haveria surpresas.

Na ocasião, Maia foi bem objetivo com o correligionário: se algo não saísse como combinado, ele não pautaria mais nenhum PLN (projeto de incremento orçamentário enviado pelo Executivo) até o final do ano.

O Globo