Repórter relata nova tática de Bolsonaro contra imprensa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

De acordo com a Folha de S. Paulo, o presidente Jair Bolsonaro, irritado com as notícias sobre sua gestão, tem evitado responder perguntas dos jornalistas.

Desta vez, esperava-se que ele deixasse a residência oficial às 9h30. No entanto, por volta das 9h, o cenário mudou com a informação divulgada pelo IBGE de que o PIB do Brasil cresceu apenas 1,1% em 2019.

Para a surpresa dos jornalistas, quem chegou ao local de entrevistas não foi Bolsonaro, mas um comediante fantasiado de presidente.

Com uma faixa presidencial e um cacho de bananas, o humorista Márvio Lúcio dos Santos Lourenço, conhecido como Carioca, fez uma encenação. Ele desembarcou do veículo oficial ao lado do chefe de Fabio Wajngarten, chefe da Secom (Secretaria Especial de Comunicação), que ria com a performance.

Claramente irritado com o resultado do PIB, Bolsonaro ficou ao lado de Carioca e orientou as suas respostas aos jornalistas.

“O que que é PIB? PIB? O que que é PIB? Pergunta o que é PIB”, afirmou Bolsonaro ao humorista.

Os jornalistas insistiram que a pergunta era direcionada ao presidente, não ao humorista. Carioca não se importou com a situação constrangedora e continuou ser usado por Bolsonaro. “O que é PIB? Paulo Guedes, Paulo Guedes”, repetiu.

A encenação divertiu Jair Bolsonaro, que orientou o humorista a pedir à imprensa que fizessem outras perguntas. “Outra pergunta, outra pergunta”, repetia Carioca.

Com a recusa de Bolsonaro em dialogar com os jornalistas, a imprensa decidiu se retirar novamente. Sem público, o presidente também foi embora, deixando o comediante sozinho.

Redação com Folha