Salles tem publicações com vídeos antigos de Drauzio apagadas

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

O Twitter apagou as publicações feitas pelo ministro do Meio Ambiente Ricardo Salles com vídeos antigos do médico Drauzio Verella sobre o novo coronavírus fora de contexto. No conteúdo, produzido no dia 30 de janeiro quando não havia casos no Brasil, e a Itália registrava apenas dois infectados, Drauzio afirma que não mudaria a sua rotina por conta do vírus e que nada justifica a alteração dos hábitos na população.

Salles publicou os vídeos em sua conta no Twitter sem avisar que se tratavam de informações antigas e desatualizadas para a situação atual do país com o vírus. Drauzio e sua equipe emitiram uma nota acusando a autoridade de “desserviço”. Após a repercussão negativa, o ministro postou vídeos atualizados do médico e afirmou que não apagaria as outras publicações porque também havia compartilhado os novos conteúdos.

Em nota, a empresa afirmou que o Twitter anunciou em todo o mundo a expansão de suas regras para “abranger conteúdos que forem eventualmente contra informações de saúde pública orientadas por fontes oficiais e possam colocar as pessoas em risco de transmitir o COVID-19”.

Entre as novas políticas anunciadas, há um tópico destinado exclusivamente às afirmações específicas em torno das informações sobre o novo coronavírus que têm como objetivo “manipular as pessoas para um determinado comportamento”. Postagens que violem as regras são tiradas do ar pela empresa.

Na legenda da postagem, o ministro escreveu apenas “Coronavírus/considerações Drauzio Varela”, sem avisar que se tratava de uma publicação antiga. A equipe do médico afirmou por meio de uma nota que, na época, a pandemia ainda não havia chegado ao Brasil e que por isso o conteúdo foi produzido para acalmar a população.

“À época, não tinha motivo para alterar o ritmo de vida diário (o vídeo antigo que circula data de 30/01, quando a Itália tinha somente dois casos confirmados)”

A equipe do médico ainda reforça que a situação “mudou drasticamente e vai continuar mudando, pois a pandemia é dinâmica” e que “orientações antigas não servem para esse momento”.

O Portal Drauzio Varella chamou a divulgação do vídeo pelo ministro de “desserviço” e afirmou que “por prováveis interesses políticos, algumas autoridades oficiais estão usando esse conteúdo sem informar que se trata de um material antigo, cujas recomendações não valem mais”.

A reação da equipe do médico também veio através das redes sociais. Em uma das postagens, a conta oficial no Twitter do “Portal Drauzio Varella” escreveu que “Na posição de ministro, esperamos que o senhor, no mínimo, tenha a responsabilidade de se atentar à data em que esse vídeo foi publicado (30.jan), uma vez que a situação em torno do coronavírus muda rapidamente”.

Na edição do Fantástico deste domingo, o médico afirmou que “gente mal-intencionada” estava compartilhando o vídeo gravado em janeiro”.

“Vale o que eu digo agora e o que direi nas próximas semanas: fique em casa o máximo possível”, reforçou.

Depois da repercussão negativa, Salles também compartilhou vídeos mais atuais do médico, que continham as novas recomendações do ministério da Saúde, como o isolamento social. Estas publicações continuam no ar.

Na legenda, além de indicar que são conteúdos mais recentes, o ministro ainda destacou algumas falas do médico, como “Reforcem as medidas de precaução… lavar as mãos, evitar ficar próximo de outras pessoas e especialmente proteger os mais velhos” e “Se cada um fizer da sua cabeça o que acha melhor, vai virar bagunça”.

Em suas redes sociais, Ricardo Salles afirmou que, apesar da ampla repercussão, não achava prudente apagar a publicação que continha o vídeo mais antigo, já que compartilhou também os conteúdos mais recentes. Ele ainda destacou que fez questão de ressaltar as medidas de prevenção.

“Postei todos os 3 vídeos, começando pelo mais antigo (nem tanto assim, 30/01) até o de 19/Março”, escreveu em uma publicação.

O Globo