Secretário da Saúde diz que orientações do ministério não mudaram

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Sergio Lima/AFP

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis , disse que, as recomendações feitas pelo presidente Jair Bolsonaro não mudam as orientações dadas pela pasta no combate ao novo coronavírus . Segundo ele, o ministério continuará aconselhando que as pessoas diminuam a circulação nas ruas e evitem as aglomerações como forma de reduzir o risco de contágio. O vírus já matou 92 pessoas no Brasil.

Questionado se o Ministério da Saúde pararia a campanha de isolamento social para atender o discurso de Bolsonaro, Gabbardo, que é o número dois da pasta, abaixo apenas do ministro Luiz Henrique Mandetta, respondeu:

— Não vejo nenhum sentido nisso. Não existe essas hipótese. O discurso do presidente, nós não vamos fazer nenhuma análise dele, mas as recomendações que estão sendo dadas não modificam em nada as orientações do Ministério da Saúde. Continuam sendo as mesmas — disse Gabbardo.

Em seguida, listou as recomendações:

— Pacientes com sintomas devem ficar em isolamento. Familiares dos pacientes com sintomas devem ficar em isolamento. Pessoas que tenham comorbidade, doenças crônicas devem ficar em isolamento, independentemente da idade. Pessoas com mais de 60 anos devem ficar em isolamento. Todos devemos diminuir a circulação para evitar aglomerações. Essas medidas do Ministério da Saúde em nada foram modificadas e continuarão sendo as mesmas.

Bolsonaro vem recomendando o isolamento vertical, ou seja, o isolamento apenas dos grupos de risco, como idosos e pessoas com outras doenças. Também vem defendendo a volta à normalidade para os demais, com o retorno, por exemplo, ao trabalho e às aulas.

Gabbardo também negou qualquer tipo de influência externa na decisão do Ministério da Saúde de aprovar um protocolo experimental para a utilização de medicamentos à base de cloroquina para o tratamento de doentes. Nos últimos dias, o presidente Jair Bolsonaro vem falando sobre os supostos benefícios da substância no tratamento da Covid-19.

— Não foi por recomendação de A ou de B e nem por imposição da OMS. Foi uma avaliação técnica que o Ministério da Saúde fez, com base em referências bibliográficas e encontrou respaldo para a utilização — disse Gabbardo.

Nesta semana, o governo autorizou um protocolo de tratamento com medicamentos à base de cloroquina para serem usados em pacientes graves da doença.

Gabbardo também disse que a grande preocupação do Ministério da Saúde são as favelas, onde é mais difícil haver uma distanciamento social que pode reduzir o risco de contágio. Assim, voltou a citar algumas alternativas já mencionadas antes para isolar pacientes que morem nesses locais.

— A nossa grande preocupação são essas comunidades, pelas dificuldades com saneamento, com acesso a água potável, a dificuldade de evitar aglomerações. Já convivem num ambiente com grande aglomeração. É uma preocupação que nós temos. O que está sendo pensado: a utilização de hotéis, leitos de observação que vão ser utilizados, hospitais de campanha, utilização dos próprios navios de cruzeiro — disse Gabbardo.

Questionado se o ministério participou da discussão da campanha “O Brasil não pode parar” do governo federal, Gabbardo respondeu:

— Pessoal, nós estamos na frente de uma casa que está incendiando. Nós temos alternativas para combater esse incêndio. Tem gente que está combatendo com extintor, tem gente combatendo com escada, com equipamento mais sofisticado. Todos querem combater esse incêndio. A nossa função nessa história é retirar as pessoas que estão lá dentro, o máximo de pessoas. Infelizmente nem todas vão conseguir sair de lá, mas nós vamos tentar tirar todas. Vocês não fiquem esperando que o Ministério da Saúde vai jogar um palito de fósforo, vai colocar oxigênio, vai abanar para aumentar esse fogo. Nós queremos tirar as pessoas de dentro dessa casa. Nos ajudem com isso. Não tentem forçar o Ministério da Saúde a incendiar uma coisa que já está (incendiando) na nossa frente — disse Gabbardo.

O Globo