Senado desafia Bolsonaro e recomenda isolamento a todos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Líderes do Senado assinaram nesta segunda-feira (30) um manifesto em que defendem o isolamento social para minimizar os efeitos da pandemia de coronavírus.

A posição contraria a opinião do presidente Jair Bolsonaro, que propõe um isolamento vertical, com quarentena imposta apenas a idosos e outros grupos mais vulneráveis.

O manifesto foi aprovado nesta manhã durante reunião de líderes do Senado. Segundo o vice-presidente da Casa, Antonio Anastasia (PSD-MG), todos os líderes concordaram com seu teor e assinariam digitalmente o documento. Até a publicação desta reportagem, 13 líderes haviam subscrito o texto.

No manifesto, intitulado “Pelo Isolamento Social”, os senadores destacaram que, na inexistência de vacina ou tratamento médico comprovado, a experiência de outros países mostra que a medida mais eficaz para minimizar os efeitos da pandemia é o isolamento social.

“Somente o isolamento social, mantidas as atividades essenciais, poderá promover o ‘achatamento da curva’ de contágio, possibilitando que a estrutura de saúde possa atender ao maior número possível de enfermos, salvando assim milhões de vida, conforme apontam os estudos sobre o tema”, afirmaram os líderes no documento.

“O Senado Federal se manifesta de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde e apoia o isolamento social no Brasil, ao mesmo tempo em que pede ao povo que cumpra as medidas ficando em casa”, ressaltou o manifesto.

Os senadores disseram ainda que cabe ao Estado “apoiar as pessoas vulneráveis, os empreendedores e outros segmentos que possam atingidos economicamente pelos efeitos do isolamento social”.

Assinaram o documento os senadores:

Weverton Rocha – líder do PDT
Leila Barros – líder do PSB
Veneziano Vital do Rego – líder do Bloco Independente no Senado.
Otto Alencar – líder do PSD
Telmário Mota – líder do PROS
Eduardo Gomes – líder do Governo no Congresso
Fernando Bezerra – líder do Governo no Senado
Eduardo Braga – líder do MDB e da maioria
Randolfe Rodrigues- líder da REDE e da oposição
Rogério Carvalho – líder do PT
Álvaro Dias – líder do PODEMOS
Eliziane Gama – líder do Cidadania
Rodrigo Pacheco – líder do DEM

G1