Trump nega preocupação por contágio de Bolsonaro e cia.

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Alan Santos

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump afirmou ontem que não está preocupado com o caso de coronavírus na comitiva do presidente Jair Bolsonaro, que viajou aos Estados Unidos no fim de semana. A declaração foi feita durante conversa com jornalistas na Casa Branca e ainda não se sabe se Trump já fez ou ainda fará o teste para a doença.

“Ouvi alguma coisa sobre isso. Jantamos juntos em Mar-a-Lago, na Flórida, com a delegação inteira. Não sei se o assessor de imprensa estava lá. Se estava, estava. Mas não fizemos nada muito fora do usual. Sentamos perto por algum tempo, tivemos uma ótima conversa. Ele [Bolsonaro] está fazendo um excelente trabalho no Brasil e vamos descobrir o que vai acontecer. Acredito que estejam sendo testados agora”, disse Trump. “Deixa eu colocar da seguinte maneira: não estou preocupado.”

O secretário de Comunicação do governo brasileiro, Fábio Wajngarten, testou positivo para o vírus após retornar da Flórida, onde acompanhou Bolsonaro em viagem pelo Estado americano.

No sábado, Wajngarten esteve com Trump em um jantar em Mar-a-Lago, o resort do presidente perto de Miami, e postou imagens em suas redes sociais ao lado do presidente. Também estava presente o vice-presidente americano, Mike Pence.

O governo americano afirmou que está ciente do caso, mas ressaltou que o presidente Donald Trump e o vice-presidente quase não tiveram contato com Fábio Wajngarten, e portanto não farão o teste para a doença neste momento.

Em nota, a Casa Branca disse que monitora a situação mas que, atualmente, não há indicação para testar pacientes sem sintomas. Segundo as autoridades de saúde, somente pessoas com exposição prolongada a casos positivos confirmados devem se auto-colocar em quarentena.

“A Casa Branca está ciente dos relatos públicos de que um membro da delegação brasileira em Mar-a-Lago no fim de semana passado deu positivo para covid-19 […] Tanto o presidente quanto o vice-presidente quase não tiveram interações com o indivíduo que apresentou resultado positivo e não exigem teste no momento”, diz a nota.

Ainda de acordo com o governo americano, a unidade médica da Casa Branca e o Serviço Secreto americano estão trabalhando “em estreita colaboração com várias agências para garantir as precauções para manter a Primeira e a Segunda famílias e todos os funcionários da Casa Branca saudáveis” e que qualquer mudança no quadro será informada.

O chanceler Ernesto Araújo, que estava na Flórida e depois seguiu para Washington para uma série de encontros, teve suas reuniões com autoridades americanas canceladas após a divulgação das notícias sobre Wajngarten.O embaixador do Brasil nos EUA, Nestor Forster, que esteve com a comitiva durante os quatro dias de viagem, ficará em quarentena por duas semanas.

Valor Econômico