Trump reduz radicalismo e anuncia parceria com China

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Leah Millis/Reuters

O presidente americano Donald Trump afirmou em seu Twitter, na madrugada desta sexta-feira (27), que conversou sobre a crise do novo coronavírus (COVID-19) com Xi Jinping, presidente chinês.

As duas potências se envolveram em uma relação conflituosa nos últimos anos – travaram uma intensa guerra comercial e agravaram tensões diplomáticas quando o próprio Trump se referiu à COVID-19 como “vírus chinês”.

Apesar das animosidades, o presidente americano declarou que “trabalha junto” com o líder asiático para combater a doença.

“Acabei de terminar uma conversa muito boa com o presidente Xi, da China. Discutimos em detalhes o coronavírus que está devastando grandes partes do nosso planeta. A China passou por muita coisa e desenvolveu um forte entendimento do vírus. Estamos trabalhando juntos proximamente. Muito respeito!”, escreveu Trump.

Segundo levantamento da universidade americana Johns Hopkins, os Estados Unidos ultrapassaram a China no número total de casos da doença nesta quinta-feira.

Hubei, a província chinesa onde os primeiros casos da COVID-19 foram registrados no fim de 2019, anunciou nesta semana o abrandamento das medidas de restrições após a drástica queda de casos de contágio local.

CNN