Velho da Havan deveria ser preso

Destaque, Reportagem, Todos os posts

Luciano Hang, dono da rede de lojas de varejo Havan, bolsonarista fanático não por ideologia, mas pelos favores que tem recebido do presidente da República, divulgou uma transmissão ao vivo na qual ataca medidas de contenção à pandemia que são consenso EM TODO O MUNDO.

Hang infringiu os artigos 268 e 330 do Código Penal Brasileiro.

O artigo 268 é assim descrito:

Infringir determinação do poder público, destinada a impedir introdução ou propagação de doença contagiosa. Pena – detenção, de um mês a um ano, e multa.

Hang está desesperado. Apesar de afirmar que tem dinheiro suficiente para pagar todas as dívidas da sua empresa, indenizar “colaboradores” e que ainda lhe sobraria dinheiro para “ir para a praia” se aposentar, o fato é que não há nenhuma garantia dessa solvência além das palavras dele mesmo.O fato é que Hang investiu pesado no crescimento de seu negócio e deve amargar enorme prejuízo se o mercado para tudo isso simplesmente se extinguir. Diz que demitiria 20 mil funcionários e pronto, mas a realidade é que demitir toda essa gente traria custos trabalhistas gigantescos.

Isso sem falar de outras (muitas) dívidas.

Mas mesmo que fosse verdade que Hang “não depende” do negócio que toca com tanto empenho e até sofreguidão, ele não tem o direito de espalhar uma pregação que pode fazer com que multidões que lhe dão crédito adotem comportamentos de risco.
O que ele está fazendo é crime contra a saúde pública e a impunidade desse crime estimulará outros empresários desesperados como ele a fazerem a mesma coisa por não entenderem que não parar as empresas e não adotar o isolamento social total irá piorar a situação de trabalhadores e patrões porque mais gente ficará doente, mais gente morrerá e, assim, irá demorar muito mais para que a situação volte ao normal.

Hang não quer aceitar o prejuízo porque não aceita perder. Mas ele não pode fazer isso publicamente. Tornou-se uma ameaça que trabalha na contramão do interesse público e do esforço das autoridades. Confira a prova dos crimes. Abaixo

A impunidade desse criminoso põe em risco toda a sociedade brasileira. O Ministério Público Federal tem obrigação de agir imediatamente sem titubear. Se é que é verdade que a lei é igual para todos.