Você vai pagar multa pela língua de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Pereira/ Estadão

Ao circular entre moradores do entorno de Brasília e dar declarações contra o isolamento social neste domingo (29), o presidente Jair Bolsonaro pode ter descumprido a decisão da Justiça Federal de Duque de Caxias (RJ) que havia acolhido, na sexta-feira (27), uma ação ajuizada pelo Ministério Publico Federal para impedir a propaganda governamental contra as medidas de isolamento social.

Procuradores da República já se mobilizam na manhã desta segunda-feira (30) para pedir à Justiça Federal que condene a União a pagar uma multa inicial de R$ 100 mil por conta das declarações e atitudes de Bolsonaro. Também pedirão que o valor da próxima multa seja aumentado.

No item 4 da sua decisão, o juiz federal de Duque de Caxias Márcio Santoro Rocha determinou que a União e o município “se abstenham de adotar qualquer estímulo à não observância do isolamento social recomendado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e o pleno compromisso com o direito à informação e o dever de justificativa de atos normativos e medidas de saúde, sob pena de multa de R$ 100 mil”.

Durante o passeio que fez no entorno de Brasília, no domingo, Bolsonaro se aproximou e possibilitou a aglomeração de pessoas e deu declarações em apoio à volta dos trabalhadores às atividades normais. Em frente ao Palácio da Alvorada, em entrevista à imprensa, voltou a atacar a política de isolamento empregada pelos governadores, como no próprio Distrito Federal. “Todos iremos morrer um dia”, minimizou o presidente. Para o MPF, a expressão “qualquer estímulo” se encaixa em todas as atitudes tomadas por Bolsonaro como presidente da República neste domingo.

Uol