ABI oficializará pedido de impeachment de Bolsonaro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcelino/ Reuters

A ABI (Associação Brasileira de Imprensa), entidade que representa a classe jornalística no Brasil, decidiu que protocolará um pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido). A decisão foi tomada após votação de seus diretores nesta quinta-feira (23).

Cid Benjamin, vice-presidente da ABI, explica que os constantes ataques de Bolsonaro a valores democráticos e, mais especificamente, a maneira como tem agido durante a pandemia do coronavírus motivam a elaboração do pedido de impeachment.

“Ele tem tido um comportamento irresponsável na pandemia, que pode ser a maior crise humanitária nas últimas décadas. O que está em questão não é mais política, mas saúde pública”, diz Benjamin.

Os casos sob análise do presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), chegam a 24, incluindo pedidos de parlamentares do PSOL, um do deputado Alexandre Frota (PSDB-SP), ex-aliado de Bolsonaro, e outro de Ciro Gomes.

“Ajuda a criar uma massa crítica. Ele tem mostrado que não tem interesse em mudar seu comportamento, então tem que ser afastado”, completa.

Os detalhes jurídicos do pedido começarão a ser decididos nesta sexta-feira (24).

A ABI tem 112 anos e a última que vez que elaborou pedido de impeachment foi contra Fernando Collor, em 1992.

Folha