Aliado de Bolsonaro na Fiesp é denunciado pelo MPF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Marcos Alves / Agência O Globo

O Ministério Público Eleitoral (MPE) de São Paulo denunciou o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, sob a acusação de ter recebido R$ 5,1 milhões em propinas na campanha ao governo do estado em 2014. Skaf tem se aproximado do presidente Jair Bolsonaro e é considerado um dos principais apoiadores da criação do partido Aliança pelo Brasil, ainda em processo de regularização no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A campanha teria recebido as vantagens indevidas por meio de pagamentos ao marqueteiro Duda Mendonça, responsável pelas propagandas na campanha.

Skaf foi denunciado pelos crimes de caixa dois, corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Além dele, também foram denunciadas outras oito pessoas, incluindo o ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e o publicitário Duda Mendonça. A denúncia foi apresentada pelo promotor eleitoral Fábio Ramazzini Bechara, da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo. Neste ano, o Ministério Público Eleitoral em São Paulo formou uma espécie de força-tarefa para acelerar as investigações que foram enviadas pela Justiça Eleitoral. Além de Bechara, também assinaram a denúncia os promotores Everton Luiz Zanella, Luiz Ambra Neto, João Santa Terra Junior e Tiago Cintra Essado.

Para a entrega do dinheiro, ficou acordado que o codinome de Skaf no sistema de pagamento de propinas da Odebrecht seriam “Tabule” e “Kibe”.

O Globo