Belo Horizonte também torna máscaras obrigatórias

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Prefeitura de BH

O prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), anunciou em coletiva nesta terça-feira que a partir da próxima sexta-feira o uso de máscaras será obrigatório para circular pelas ruas da capital. A prefeitura deve adquirir R$1,5 milhão do acessório para distribuir à população. O secretário de Saúde de BH, Jackson Machado Pinto, afirmou que as máscaras encomendadas devem chegar em duas semanas.

Em entrevista coletiva nesta terça-feira, Kalil informou que a decisão foi tomada seguindo os exemplos de cidades da Região Metropolitana de BH que já tornaram obrigatório o uso da máscara.

– O decreto deverá sair na sexta-feira. Eu poderia dar um exemplo bem simples. Do mesmo jeito que a flexibilização no interior nos incomoda, cada vez mais será barrada a entrada em Belo Horizonte. E temos que humildemente seguir o exemplo da Grande BH. A questão das máscaras já deverá ser parte desse decreto e dará segurança igual a toda a região metropolitana – afirmou o prefeito.

A prefeitura vai manter as medidas de isolamento social, como o fechamento do comércio e de lugares públicos. Segundo Kalil, o plano de flexibilização vai seguir o protocolo internacional e será comandado pelo comitê de combate ao coronavírus, quando for viável.

– Belo Horizonte optou pela ciência, pela tecnologia matemática. E desse propósito BH não vai sair. O grande problema é que não vai adiantar pressão de nenhuma instituição, federação. Nada vai desviar o propósito de Belo Horizonte virar uma Milão.

As decisões anunciadas pelo prefeito foram tomadas pelo Comitê de Enfrentamento à Epidemia da covid-19, responsável por definir as medidas de combate à na cidade.

Boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde de Minas, nesta segunda-feira, confirmou 23 mortes em decorrência da Covid-19, 64 óbitos em investigação e 815 casos confirmados.

O Globo