Bolsonaro divulga notícia falsa pelo segundo dia consecutivo

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: O Globo

Jair Bolsonaro postou ontem um vídeo falso, em que uma pessoa falava sobre um suposto desabastecimento da Ceasa de Belo Horizonte. Era fake. Bolsonaro retirou o vídeo do ar — e até pediu as devidas desculpas.

Hoje, que nem mais Dia da Mentira é, Bolsonaro novamente deu publicidade à uma notícia falsa.

Diante do cercadinho defronte ao Palácio da Alvorada, conversando com seus seguidores, Bolsonaro disse que desconhece qualquer hospital que esteja lotado — o temor da superlotação, que leva ao colapso no atendimento, é uma das razões pelas quais a OMS indica o isolamento social para o combate ao coronavírus.

Neste momento, Bolsonaro exemplificou:

— Tem um hospital no Rio de Janeiro, um tal de Gazolla, que se não me engano tem 200 leitos, mas só tem 12 ocupados até agora.

Bolsonaro deu, assim, novamente curso à uma informação falsa, surgida de um áudio de 8 minutos de duração, já desmentido. Nele, um suposto “chefe de rotina” do Hospital Ronaldo Gazzola, na Zona Norte do Rio de Janeiro, faz exatamente essa afirmação citada por Bolsonaro.

Ao G1, no final de março, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro afirmou:

— A direção do Hospital Municipal Ronaldo Gazolla desconhece a autoria e esclarece que não existe na estrutura da unidade o cargo de ‘chefe de rotina’, como a pessoa se apresenta.

O Globo