Bolsonaro é obrigado a NÃO demitir Mandetta

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega/PR

O presidente Jair Bolsonaro não gostou da entrevista concedida pelo ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, ao programa Fantástico, da TV Globo no domingo 12, mas procurou minimizar o episódio e não deve dar uma resposta imediata ao auxiliar.

Na entrevista, Mandetta, que vem correndo sério risco de demissão desde a semana passada, voltou a confrontar Bolsonaro ao dizer que a população não sabe se acredita no ministro ou no presidente em relação à necessidade de se respeitar o isolamento social no combate ao coronavírus, já que os dois têm posições distintas – o ministro defende a adoção da medida, enquanto o seu chefe critica.

Ninguém estava sabendo que Mandetta concederia a entrevista à TV Globo, emissora que Bolsonaro considera adversária do seu governo. Apuração feita pelo Palácio do Planalto constatou que não havia nenhum pedido oficial de entrevista no ministério e que a iniciativa, portanto, partiu do próprio ministro.

Quem também não gostou do episódio foram os ministros militares, que intervieram na semana passada para evitar que Bolsonaro demitisse Mandetta – para eles, ao conceder a entrevista com o tom que adotou, o titular da Saúde politizou a questão. Também pesou contra Mandetta o fato de ele ter sido entrevistado na sede do governo de Goiás, comandado por Ronaldo Caiado (DEM), outro crítico da postura de Bolsonaro.

No governo há quem veja uma articulação do DEM, partido do ministro, que passou pelo próprio Caiado e até pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Veja