Bolsonaro não quer ministros dialogando com Maia

Todos os posts, Últimas notícias

O presidente Jair Bolsonaro sinalizou aos ministros Walter Braga Netto (Casa Civil) e Luiz Eduardo Ramos (Secretaria de Governo) que não considera o momento ideal para eles se reunirem com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmam interlocutores do Palácio do Planalto.

A aliados, o presidente ponderou que os ânimos entre o Executivo e o Legislativo ainda estão acirrados e pediu que a agenda com Maia – que estava prevista para esta semana – seja postergada. Ainda não há nova data marcada. Contudo, Bolsonaro vai receber ACM Neto, presidente nacional do DEM, partido de Maia, nesta quinta-feira.

Nesta segunda-feira, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina (DEM-MS), pediu à ala militar do Planalto que conversasse com Maia afim de evitar uma ruptura institucional em meio à pandemia do novo coronavírus.

Segundo aliados, Ramos fez a ponte com o presidente da Câmara, que sugeriu a presença de Braga Netto como interlocutor no encontro, segundo informou Andreia Sadi, no portal G1. Maia e seu pai, Cesar Maia, têm boa relação com Braga Netto desde que o ministro atuou como interventor na segurança pública do Rio de Janeiro, em 2018.

O clima entre Bolsonaro e o presidente da Câmara vem se desgastando há algum tempo. Bolsonaro tem acusado Maia de conspirar contra seu governo enquanto Maia tem repetido que assessores do presidente estimulam ataques virtuais do gabinete do ódio contra ele e o Congresso.

Na tentativa de construir uma base sólida para votações no Congresso, Bolsonaro tem convidado líderes e presidentes partidários para reuniões no Palácio do Planalto. A ideia de Bolsonaro é fortalecer as relações com o Centrão já que mantêm hoje pouco diálogo com o presidente da Câmara.