Bolsonaro tenta se safar com recuo na PF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega/PR

Para tentar amenizar a crise deflagrada com a demissão de Sergio Moro, o presidente Jair Bolsonaro solicitou ao ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Jorge Oliveira, a redação de um Projeto de Emenda Constitucional (PEC) para garantir a autonomia da Polícia Federal

A ideia é diminuir a resistência dentro da corporação ao nome que assumirá o lugar de Maurício Valeixo, exonerado nesta manhã por Bolsonaro. Segundo o colunista Lauro Jardim, o nome de Bolsonaro para PF é Alexandre Ramagem, chefe da Abin.

– O escolhido por Bolsonaro vai entrar sob vigilância de todo mundo na PF e o órgão não vai aceitar nenhum movimento que sinalize interferência. Qualquer atitude do novo chefe será vista com desconfiança. É esse o clima. – resumiu Edvandir Paiva, presidente da Associação de Delegados da Polícia Federal (ADPF).

Com as declarações de Moro de que o presidente trocou o comando da PF para interferir politicamente no trabalho do órgão, os policiais voltaram a fazer uma campanha para que a PEC 412, que tramita no Congresso há 10 anos, saia do papel. A opinião geral é que Bolsonaro não precisa apresentar seu projeto, mas trabalhar para que o que existe seja aprovado. A PEC 412 dá liberdade para a própria PF organizar sua estrutura administrativa e decidir como usará seus recursos. Há ainda outro projeto que tramita na Casa desde de 2015 e que estabelece mandato de três anos para o diretor-geral da Polícia Federal.

O Globo