Bolsonaro vai rifar ministro-astronauta

Todos os posts, Últimas notícias

Enfraquecido no cargo após virar alvo de inquérito no Supremo Tribunal Federal por denúncias do ex-ministro Sergio Moro, Jair Bolsonaro vai ampliando o espaço do centrão no governo. Agora, a bola da vez é o ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

O centrão, que sempre mandou na pasta, quer recuperar o terreno e conta com um nome próximo do Planalto para a tarefa. Segundo auxiliares do presidente, o deputado Fábio Faria (PSD-RN) vem conversando com Bolsonaro sobre a possível troca. Genro de Sílvio Santos, ele caiu nas graças do presidente e de seu núcleo familiar.

Um importante aliado de Fábio Faria diz que seus movimentos são pessoais, não propriamente tocados pelo PSD, mas, claro, ninguém no partido reclamará se o ministério que já foi de Gilberto Kassab voltar ao ninho partidário.

Seria, como revela o Radar, uma forma de ampliar o apoio ao Planalto na Câmara. Em guerra com Moro, Bolsonaro precisa de apoio para enfrentar uma possível denúncia ou processo de impeachment. O ex-ministro acusou abertamente o presidente de tentar ter acesso a informações sigilosas da Polícia Federal e de inquéritos abertos no STF contra seus aliados.

Saiba logo no início da manhã as notícias mais importantes sobre a pandemia do coronavirus e seus desdobramentos. Inscreva-se aqui para receber a nossa newsletter

Bolsonaro sabe que terá tempos difíceis, caso Moro prove o ato presidencial de obstrução de justiça. Na nova realidade do governo, não há espaço para figuras como Marcos Pontes, que virou ministro a partir do discurso de campanha de Bolsonaro, de que não aceitaria toma lá dá cá nem faria barganhas políticas com partidos do Congresso.