Brasil é o país da América Latina mais afetado pelo coronavírus

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: JOSE SANCHEZ / AFP

A América Latina e Caribe superaram os 50 mil casos confirmados do novo coronavírus, com mais de 2 mil novos infectados, de acordo com um balanço feito neste sábado pela AFP. O Brasil é o país mais afetado da região, com 17.847 casos e 941 mortes. Em segundo está o Equador, com 4.965 infectados e 272 vítimas fatais, seguido pelo México, com 3.441 casos e 194 mortos. A Argentina, que impôs uma quarentena obrigatória, tem 79 mortos de um total de 1.894 casos.

A dependência extrema de insumos importados explica a precária situação do Brasil na testagem para a doença. Mesmo só examinando doentes graves, mortos, profissionais de saúde — e com reconhecida subnotificação —, o país já é o 14º do mundo em casos e o que menos testa entre os 15 países mais atingidos.

No Equador, os sistemas de saúde público e privado entraram em colapso e muitas pessoas estão morrendo em casa, sem que os serviços funerários consigam dar conta de todos os cadáveres. Na quarta-feira, o presidente Lenín Moreno pediu uma investigação sobre como as autoridades lidaram com os corpos dos mortos pelo novo coronavírus em Guayaquil, o epicentro da doença no país. A cidade está com os sistemas de saúde e sanitário sobrecarregados por causa da pandemia de Covid-19.

No Panamá, país da América Central com o maior número de casos e óbitos, autoridades informaram que, nas últimas semanas, mais de 5 mil pessoas foram presas por violar o toque de recolher. E, nas últimas horas, desde que uma lei que impõe um rodízio de gênero para se locomover na cidade entrou em vigor, a polícia prendeu 424 pessoas por não cumprirem a quarentena.

Enquanto os EUA e países da União Europeia travam um combate para comprar os já escassos equipamentos médicos para combater o coronavírus, cientistas na África e na América Latina ouviram de fabricantes que os pedidos de testes vitais não poderão ser atendidos nos próximos meses, uma vez que a cadeia de suprimentos está em situação caótica. Todos os países reportam altas consideráveis nos preços, de kits de testagem até máscaras.

O Globo