Brasil quer passar de 4 para 50 mil testes de vírus por dia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rodolfo Buhrer/Reuters

O Ministério da Saúde afirmou neste sábado, 11, que poderá realizar entre poderá realizar entre 30 mil e 50 mil testes, por dia, para diagnosticar a Covid-19. Atualmente são feitos cerca de 4 mil testes por dia. “Estamos fazendo o máximo possível de acordo com a disponibilidade de insumos neste momento e de acordo com realidade do Brasil”, disse o secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira.

Segundo ele, mesmo com o aumento da disponibilidade da amostragem, não será possível fazer o teste em todas as pessoas, mas a ampliação aumenta a base de análise da propagação da doença. “Os testes são para conhecer a epidemia e para algumas regiões do país para que a gente possa tomar a decisão baseada na evidencia mais robusta possível”, disse Wanderson.

A ampla testagem é uma das medidas defendidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para o combate efetivo a medida.

O secretário disse serão criados centros de coleta, onde as pessoas com sintomas leves farão os testes e receberão o resultado pelo celular em até 36 horas. “Ainda não implementamos porque esperando as máquinas serem instaladas no parceiro privado que ganhar a concorrência. Estamos trabalhando para que isso seja o mais breve possível. Devemos iniciar o piloto em Curitiba e no Rio de Janeiro, com as máquinas da Fundação Oswaldo Cruz. Estamos em parceria com o Instituto Butantan para o estado de São Paulo”, disse.

O Brasil registou até este sábado 1.124 mortes em decorrência do novo coronavírus e 20.727 casos confirmados da doença, segundo balanço divulgado nesta tarde pelo Ministério da Saúde. Na sexta-feira, eram 1.056 mortes pela doença. A taxa de letalidade do vírus no Brasil hoje é de 5,4%, a mesma de sexta-feira. O estado de São Paulo ainda concentra o maior número de casos (8.419) e de mortes (560).

Veja