Caixa vai demorar mais de dez dias para pagar auxílio

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: CNN Brasil

A Caixa Econômica Federal divulgou, na segunda-feira (13), o calendário de saques em dinheiro vivo do auxílio emergencial de R$ 600. Já nesta terça-feira (14), 831 mil pessoas que estão inscritas no Cadastro Único e não recebem o Bolsa Família vão ter acesso à primeira parcela do socorro. Para quem quiser sacar o valor em dinheiro, a retirada presencial em agências e lotéricas será permitida em datas específicas para cada CPF, a partir do dia 27 de abril.

Entre os que recebem o benefício, nesta terça-feira (14), na nova Poupança Digital criada pela Caixa estão os trabalhadores inscritos no Cadastro Únido, que não recebem Bolsa Família, nascidos no mês de janeiro. Quem faz aniversário em outros meses, recebe ao longo da semana, em datas estabelecidas. Na quarta-feira (15), recebe o valor quem nasceu em fevereiro, março ou abril. Na quinta-feira (16), quem faz aniversário em maio, junho, julho ou agosto. E na sexta-feira (17), os nascidos em setembro, outubro, novembro ou dezembro.

Quem já recebe o Bolsa Família está incrito para receber automaticamente o auxílio emergencial. O valor será depositado na conta que o beneficiário já utiliza, de acordo com o calendário do programa. Já nesta quinta-feira (16), os beneficiários do Bolsa Família que têm o número 1 como último dígito do NIS, e na sexta-feira (17), aqueles com último dígito igual ao número 2.

Para sacar o valor em dinheiro, presencialmente, a ordem dos pagamentos inicia no dia 27 de abril e vai até o dia 5 de maio, de acordo com o mês de aniversário do trabalhador. O banco informa que o calendário de saques foi estabelecido para evitar aglomerações em suas agências e unidades lotéricas, seguindo as recomendações médicas durante a pandemia. Veja as datas para o saque do auxílio:

– 27 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro
– 28 de abril – nascidos em março e abril
– 29 de abril – nascidos em maio e junho
– 30 de abril – nascidos julho e agosto
– 04 de maio – nascidos em setembro e outubro
– 05 de maio – nascidos em novembro e dezembro

Mas essa não é a única forma de ter acesso ao auxílio. Os valores ficam disponíveis nas poupanças digitais, inclusive com permissão de realizar pelo menos uma transferência para outros bancos sem cobrança de tarifa. Quem inidicou outra conta para receber o benefício, ou já estava inscrito no Bolsa Família, vai ter acesso ao valor diretamente na conta em que já utiliza.

Só nesta semana foram abertas pela Caixa mais de 6,6 milhões de poupanças digitais gratuitas para distribuir o benefício. Até a tarde de segunda-feira (13), 2,5 milhões de famílias já receberam a primeira das três parcelas de R$ 600, conforme informou o Governo Federal. A previsão é que mais 9,4 milhões recebam a primeira parcela do benefício até sexta-feira (17).

CNN Brasil