China vai retaliar Brasil por causa de Weintraub

Todos os posts, Últimas notícias

Folha: Eduardo AnizelliFolhapress

O investidor sino-brasileiro Lawrence Pih considerou inconsequente do ponto de vista econômico a provocação do ministro da Educação, Abraham Weintraub, contra a China na postagem que imita o Cebolinha na rede social. “Tem de ser muito desqualificado para vilipendiar a China, o maior parceiro comercial do Brasil, sem falar do fato de ser o maior fabricante de produtos de proteção contra a Covid-19 do mundo, algo que tanto precisamos neste momento”, afirma.

Pih receia que a postura de confronto do governo, não só nas investidas contra a China, mas internamente, como na turbulência com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, possa conduzir o país a uma crise institucional em ritmo acelerado, piorando a situação.

O investidor também prevê que o ataque de Weintraub somado ao episódio anterior do deputado Eduardo Bolsonaro ainda terá uma reação chinesa custosa ao país.

“A resposta não tardará. Ofender a China e seu povo de forma tão rasa e nauseante por quê? Por acaso Weintraub fala mandarim? Educação ele tem pouca. Quanto a Eduardo Bolsonaro, precisaria dominar o inglês antes de aspirar a ser embaixador”, afirma.

Para Lawrence Pih, os ministros Weintraub e Ernesto Araújo (Relações Exteriores) seguem a linha ideológica de Olavo de Carvalho para se manterem nos cargos, mas não estão qualificados para as funções.“Eduardo Bolsonaro, Weintraub e Ernesto Araújo, pertencem a uma ala extremista, xenófoba e racista. Araújo e Weintraub têm pouquíssima qualificação”, diz ele.​

“A economia brasileira deve contrair 7% em 2020 e para amenizar a queda terá de impulsionar as exportações para onde? Para a China”

Folha