Começa a ser paga hoje a 1ª parcela do auxílio emergencial

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Giovanna Romano/Veja

A Caixa Econômica Federal começa a pagar nesta quinta-feira, 9, o auxílio emergencial a trabalhadores informais no valor de 600 reais. Recebem agora a primeira parcela do ‘coronavoucher’ os trabalhadores informais que já estavam no banco de dados do CadÚnico e possuem conta na Caixa ou no Banco do Brasil. Segundo estimativa do banco, 10 milhões de pessoas se encaixam nesta situação. Para receber, não é necessário ir ao banco.

Esses trabalhadores não precisaram fazer o cadastro pelo aplicativo lançado pelo governo na terça-feira. As pessoas que já estavam no CadÚnico e não possuem conta na Caixa ou no BB receberão por uma poupança digital que será criada pela Caixa até o dia 14. O dinheiro não será usado para pagamento de dívidas já existentes, como empréstimos e crédito pessoal.

Para os informais que precisam fazer o cadastro no aplicativo do auxílio emergencial (informais que não estão no CadÚnico, MEIs e autônomos que contribuem para o INSS) o depósito nas poupanças digitais começa de dois a três dias após a inscrição no sistema, caso a pessoa realmente tenha direito ao benefício. Segundo a Caixa, mais de 27 milhões de pessoas haviam feito o cadastro no programa.

Veja