Correios obrigam carteiros a trabalhar na pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Cadu Rolim/Fotoarena

A direção dos Correios enviou um Termo de Chamamento a seus servidores que estão em trabalho remoto em casa por conta do coronavírus.

Os funcionários alvo dessa volta ao trabalho são os que assinaram a autodeclaração, no início da epidemia, por viverem com gestantes, lactantes e/ou integrarem grupos de riscos ou que tenham filhos em idade escolar ou inferior e que necessitam da assistência.

Ressalta que os acima de 60 anos, os portadores de doenças crônicas preexistentes e gestantes mantenham o isolamento.

A empresa comunicou aos seus que presta um serviço essencial á população e que precisa de todos nesse momento.

Os Correios pedem a estes servidores que assinem uma “renúncia à autodeclaração” e que é de “minha inteira vontade reapresentar ao trabalho para o exercício de minhas funções, em que pese minha solicitação anterior para realização de atividades na modalidade não presencial”.

Mais ainda, assina o servidor que voltar ao trabalho: “declaro ainda ser conhecedor dos cuidados básicos a serem adotados por mim, no ambiente de trabalho, tendo em vista o estado de emergência de saúde pública de importância internacional, decorrente do Coronavírus”.

Os sindicatos da categoria não gostaram nada da ação da direção dos Correios e ingressou na Justiça contra esse chamado.

Veja