Cresce suspeita de que Bolsonaro usa robõs

Todos os posts, Últimas notícias

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) enfrenta a mais grave crise política de seu mandato após a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça na última sexta (24). O ex-juiz o acusou de tentar interferir na Polícia Federal em benefício próprio e de seus filhos.

Desde então, o presidente tem recebido apoio daquela que é sua principal base: as redes sociais. Diversas hashtags de suporte a Bolsonaro e de críticas a Moro puderam ser vistas nos últimos dias.

Uma delas, no Twitter, viralizou nesta segunda-feira (27): #FechadocomBolsolnaro, com cerca de 80 mil tuítes até as 18h.

Bolsolnaro, isso mesmo, com um “L” a mais.

Nas redes sociais, o erro de digitação foi motivo de piadas de adversários políticos e usuários que não simpatizam com o presidente, que insinuaram uso de robôs para alavancar a hashtag.

“Erraram na programação dos bots”, escreveu @rafaelramozz.

Rafael Ramos
@rafaelramozz
ERRARAM NA PROGAMAÇÃO DOS BOTS AE EM HAAHHAAH #FechadoComBolsolnaro

Ver imagem no Twitter
783
14:28 – 27 de abr de 2020
Informações e privacidade no Twitter Ads
134 pessoas estão falando sobre isso
@atomiclarity foi irônica. “É normal errar palavras na TAG quando você está usando robôs, gente. As vezes o sistema buga mesmo”.

Já tô cancelada mesmo
@atomiclarity
É normal errar palavras na TAG quando você está usando robôs, gente. As vezes o sistema buga mesmo. #FechadoComBolsolnaro

Ver imagem no Twitter
1.577
14:59 – 27 de abr de 2020
Informações e privacidade no Twitter Ads
299 pessoas estão falando sobre isso
Para @CairoF45, “Calrluxo comprou robô chinês ou a militância não sabe o nome do seu líder”. O usuário publicou uma foto de vários celulares interligados por fios em uma espécie de “fazenda de bots”.

Cairo Filho
@CairoF45
Calrluxo comprou robô chinês ou a militância não sabe o nome do sue líder.

#FechadoComBolsolnaro

Ver imagem no Twitter
1.287
13:59 – 27 de abr de 2020
Informações e privacidade no Twitter Ads
316 pessoas estão falando sobre isso
O deputado estadual de São Paulo Arthur do Val, o Mamãe Falei, membro do MBL (Movimento Brasil Livre) –que entrou nesta segunda com pedido de impeachment contra Bolsonaro– escreveu:

“.@CarlosBolsonaro CORRE!

O estagiário errou o nome na #FechadoComBolsolnaro”

Arthur do Val – Mamaefalei

@arthurmoledoval
.@CarlosBolsonaro CORRE!

O estagiário errou o nome na #FechadoComBolsolnaro

3.210
13:59 – 27 de abr de 2020
Informações e privacidade no Twitter Ads
695 pessoas estão falando sobre isso
Procurado, o Twitter respondeu que “conduziu investigação e não encontrou qualquer indicativo de comportamento coordenado inautêntico ou inorgânico relacionado à hashtag mencionada. Não é raro que hashtags com erro de digitação sejam utilizadas repetidas vezes na plataforma, uma vez que o recurso de autocompletar pode sugerir ao usuário um termo já utilizado anteriormente ainda que esteja escrito de forma equivocada.”

A plataforma também elencou medidas que tem adotado para melhorar a lista de “Assuntos do Momento”, como a exclusão de tuítes automatizados do cálculo dos Trending Topics. “De janeiro a junho de 2019, mais de 97 milhões de contas foram desafiadas em todo o mundo por apresentarem comportamento suspeito de spam”, completa a empresa.

Para o pesquisador Fabio Malini, professor da UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e especialista em extrações de dados do Twitter, é preciso tomar alguns cuidados ao usar o termo robôs.

“Por incrível que pareça, é melhor tratar como humano, como contas controladas humanamente, ainda que de forma remota, via script”, diz. Ele cita que é comum, nesses casos, perfis responderem “vem cá, eu não sou bot não”, o que acaba virando piada no meio bolsonarista.

De fato, muitos perfis orgânicos, de políticos, influenciadores e blogueiros bolsonaristas publicam utilizando a hashtag.

“Estou usando hashtag com erro de digitação. Devo ser um robô”, escreveu Leandro Ruschel, influenciador bolsonarista.

leandroruschel
@leandroruschel
#FechadoComBolsolnaro

Estou usando hashtag com erro de digitação. Devo ser um robô.

Depois da vergonha de ter acusado a dona @liacrespo de ser robô, achei que parariam com essa canalhice.

4.493
16:42 – 27 de abr de 2020
Informações e privacidade no Twitter Ads
1.316 pessoas estão falando sobre isso
A deputada federal Carla Zambelli (PSL-DF) convocou a “robozada”, em tom irônico, e com uso até de emoji.

Carla Zambelli

@CarlaZambelli38
Bora subir, robozada? 🤖#EuApoioBolsonaro

34,2 mil
17:03 – 27 de abr de 2020
Informações e privacidade no Twitter Ads
20 mil pessoas estão falando sobre isso
Marco Feliciano foi outro a utilizá-la.

👊🇧🇷 Marco Feliciano

@marcofeliciano
Para o dia começar bem! Abaixo as principais ações do Governo Federal @govbr na semana! 1,4 TRILHÕES DE REAIS investidos na saúde e na recuperação da economia! Brasil no caminho certo com o PR @jairbolsonaro! #FechadoComBolsolnaro #EuApoioBolsonaro

Ver imagem no Twitter
1.410
12:50 – 27 de abr de 2020
Informações e privacidade no Twitter Ads
522 pessoas estão falando sobre isso
Por uma série de fatores, a hashtag original, sem o erro de digitação, pode não ter emplacado, ter perdido sua força ou mesmo sofrido alguma punição do Twitter em sua origem. Isso, muitas vezes, faz com que a própria estratégia de comunicação dos principais apoiadores de Bolsonaro resolvam assumir a hashtag errada, explica Malini, pois a nova pode ganhar a força que a anterior não conquistou.

Em extração feita a pedido da Folha, Malini detectou que o perfil @ferna_feitoza retuitou 156 vezes a hashtag, de 131 participantes diferentes, sendo o líder nesse quesito.

“É muito, mas se dividir pela hora de trabalho, de 9 às 17h, é algo possível para qualquer humano”.

O comportamento dele é de 170 tuítes por dia em média, mas com muitos dias de inatividade, o que demonstra agitação em dias noticiosos, como a sexta-feira da saída de Moro.

Ao mesmo tempo, o sétimo perfil mais ativo na hashtag desta segunda é o @bolsonarort, autodeclarado bot. “A cada tweet sobre o Bolsonaro dou RT”, tem em seu perfil.

Da 0h20 de até 18h45 desta segunda, o perfil realizou uma média de 174 tuítes por hora –não apenas sobre a hashtag #FechadocomBolsolnaro.

Só às 12h21 o perfil fez 95 retuítes. “Isso sim é humanamente impossível”, diz Malini.

Não é a primeira vez que uma hashtag assim viraliza. Em maio do ano passado, #BoldonaroNossoPresidente também chegou aos assuntos mais comentados do Twitter.

Folha de S.Paulo

@folha
· 18 de mai de 2019
Hashtag #BoldonaroNossoPresidente viraliza, sugere uso de robôs e vira meme de chá de boldo #folha http://bit.ly/2LVMZsy

Ver imagem no Twitter

gigis
@azmalfi
Ver imagem no Twitter
6
17:21 – 18 de mai de 2019
Informações e privacidade no Twitter Ads