Declaração de Bolsonaro sobre mortes gera indignação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: ADRIANO MACHADO / REUTERS

O mundo político reagiu à declaração do presidente Jair Bolsonaro sobre o número de mortos pela covid-19 no país. Nesta terça-feira (28) o Brasil atingiu oficialmente o patamar de 5.017 mortos pela doença causada pelo coronavírus, mais do que a China, origem do surto.

“E daí? Lamento. Quer que eu faça o quê? Eu sou Messias [referência ao próprio nome], mas não faço milagre”, disse Bolsonaro a jornalistas quando questionado sobre o assunto.

Major Olímpio (SP), líder do PSL no Senado

“Ninguém espera por milagres, mas o que cada brasileiro espera de fato de cada um de nós que tem a responsabilidade pública é que haja um comprometimento cada vez maior, um trabalho cada vez mais intenso para diminuir o número de mortes e minimizar os efeitos dessa pandemia. É a nossa obrigação.”

Randolfe Rodrigues (AP), líder da Rede no Senado

“É lamentável quando um presidente da República trata com desdém a morte de mais de 5 mil brasileiros e não emite uma palavra sequer de solidariedade aos seus familiares. O maior responsável pelo agravamento da crise sanitária em nosso país é o senhor Jair Bolsonaro. Ele antagonizou com governadores e prefeitos, minimizou os impactos da crise, e atacou o isolamento social.”

Flávio Dino (PC do B), governador do Maranhão

“Pedir a Bolsonaro para realmente governar é pedir um milagre ? Não queremos ‘milagres’, queremos apenas que ele pare de criar confusão política e de minimizar mortes e tragédias. Ou seja, queremos apenas que ele assuma os seus deveres diante de uma gravíssima pandemia nacional.”

Marina Silva (Rede), ex-ministra e ex-senadora

“Quando o presidente diz ‘e daí’ para mais de 5 mil mortos, sendo 474 nas últimas 24h, ao som de risadas de deboche de seus apoiadores, ou é um atestado por notória evidência de insanidade, ou é uma prova candente de falta de caráter e qualquer vestígio de sensibilidade.”

Rogério Carvalho (SE), líder do PT no Senado

“O presidente Jair Bolsonaro disse que não faz milagres, mas ele é o responsável pelo pais, é o responsável pela saúde pública no país, e já há mais de 5 mil mortos, ultrapassando o número de mortos da China. O presidente estimulou o contato social, não atendeu as orientações da OMS [Organização Mundial da Saúde], e a situação vai ficar ainda mais grave. Quem vai ser responsabilizado por tantas mortes, tantas perdas em nosso país?”

Joice Hasselman (PSL-SP), deputada federal

“E daí, presidente? É muita falta de humanidade e de amor pelos brasileiros.”

G1