Defesa de Lula pede dados a pasta de Moro

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Veja

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi ao Ministério da Justiça e Segurança Pública, pasta comandada pelo ex-juiz Sergio Moro, pedir para que tenha acesso a documentos relativos a eventuais colaborações dos Estados Unidos na Lava Jato.

O recurso foi apresentado ao Secretário Nacional de Justiça, Vladimir Passos de Freitas. O pedido já havia sido feito ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, que é a autoridade central para receber pedidos de cooperação envolvendo os Estados Unidos, mas acabou sendo negado.

Os advogados do petista pedem acesso à cópia integral de todos os registros relativos ao intercâmbio de informações, contatos, encontros, provas, procedimentos e investigações entre as autoridades brasileiras e norte-americanas sobre as investigações da Operação Lava Jato relativas à Petrobras.

No recurso, a defesa do ex-presidente argumenta que há uma “estreita relação entre as autoridades judiciárias norte-americanas e as autoridades judiciárias brasileiras”, com intercâmbio de informações e de documentos, encontros e diligências. Por isso, dizem, os registros são importantes para a construção de um acervo de provas envolvendo a defesa do ex-presidente, réu em ações penais da Lava-Jato.

Veja