Detran do Rio vai desbloquear carteiras de habilitação

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Agência O Globo

Motoristas do Estado do Rio de Janeiro que estão com as carteiras de habilitação suspensas por não terem realizado cursos de reciclagem terão os documentos desbloqueados temporariamente pelo Departamento de Trânsito do estado (Detran-RJ).

Condutores que se enquadram nessa situação e tiveram a CNH recolhida em operações de fiscalização ou entregue nas unidades podem buscar o documento na sede do Detran. Para isso, é necessário fazer agendamento prévio pelo teleatendimento nos números 3460-4040 e 3460-4041, na capital, ou 0800 0204040 e 0800 0204041, para quem está no interior do estado.

Segundo o Detran, a medida visa a não prejudicar os motoristas diante do cenário atual de enfrentamento ao novo coronavírus. A decisão foi divulgada nesta sexta-feira, após um estudo da Coordenadoria de Julgamento de Condutores (CJC).

O Detran reforça que, após o término das medidas contra o coronavírus, os processos voltarão a ser bloqueados e os condutores terão que regularizar a situação imediatamente.

O calendário de exames práticos de direção do Detran também sofreu nova alteração devido ao prolongamento do período de quarentena no combate à Covid-19 no Estado do Rio de Janeiro. As novas datas têm início em 4 de maio. As marcações vão seguir o cronograma de horário e local previamente agendados.

Os candidatos que não puderam fazer os exames — devido às medidas para frear a propagação do novo coronavírus — não serão prejudicados, uma vez que a realização dos procedimentos para a primeira habilitação tiveram os prazos ampliados em seis meses. Neste período de quarentena, os motoristas podem utilizar a carteira de habilitação ou a Permissão Para Dirigir (PPD) vencidas após 19 de fevereiro deste ano sem que sejam aplicadas penalidades.

O Globo