Em 20 anos, Mandetta é ministro da Saúde que durou menos

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob

Mandetta foi o ministro da Saúde de início de mandato que ficou menos tempo no cargo desde o governo Collor. Ele comandou o ministério por exatos 470 dias – 15 meses.

Desde 1990, os ministros da Saúde que assumiram a pasta logo após a posse do presidente eleito permaneceram, em média, 28 meses no cargo até serem substituídos.

Alceni Ângelo Guerra foi chamado para trabalhar na pasta no começo do governo Collor e ficou 22 meses no cargo. Adib Jatene, do primeiro mandato de FHC, também permaneceu por 22 meses no comando da saúde. Em 2003, Humberto Sérgio Costa Lima trabalhou com Lula durante 30 meses. Alexandre Padilha, do governo Dilma, ficou 37 meses no cargo.

Carlos Corrêa de Menezes Sant’anna, primeiro ministro da Saúde do governo Sarney, ocupou o cargo por 11 meses. Foi o que menos tempo ficou no comando da pasta em começo de mandato desde a redemocratização.

Desde a redemocratização, José Serra foi o ministro da Saúde que mais tempo ficou no cargo: 47 meses. Saulo Moreira, no governo Itamar, o que menos tempo ficou. Foram só 10 dias interinamente até assumir Henrique Antônio Santillo, que permaneceu por 16 meses.

Levando em conta todos os ministros, não só os de começo de mandato, a média nos governos Sarney, Collor, Itamar, FHC, Dilma, Lula e Temer foi de 17 meses de permanência.

O Globo