Empresários fazem carreta para abrir economia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Evilazio Bezerra/VEJA

Uma carreta na região de Campinas, no interior paulista, vai cobrar do governador tucano João Doria a imediata reabertura do comércio. A manifestação, marcada para o início da tarde de hoje, é liderado por trabalhadores e empresários da área têxtil, responsável por 1 milhão de postos de trabalho no Estado e 8 milhões em todo o Brasil.

O movimento, batizado de Volta Consciente SP, se coloca em defesa e proteção da vida, do emprego e da renda – particularmente agora, diante da crise do novo coronavírus. “Defendemos que a volta da vida social, com a retomada do comércio varejista em todo o Estado de São Paulo, deve ocorrer imediatamente”, diz o manifesto publicado pelos organizadores.

“Estamos comprometidos a cumprir todos os protocolos de saúde pública que o momento exige, mas não podemos mais ficar sem trabalhar”, diz o documento, assinado por sete entidades que, juntas, reúnem mais de 30 mil estabelecimentos comerciais e industriais.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), o segmento é a segunda cadeia que mais gera emprego no Brasil, atrás apenas da construção civil. Só no Estado de São Paulo, são 213 mil empregos diretos com carteira assinada na indústria e mais 220 mil na soma de varejo e atacado – são 34 mil pontos de venda no Estado.

A carreata sairá de diversas cidades e se encontrará em Americana, na região de Campinas. O grupo deve se concentrar às 13h30 na Avenida Pinto Duarte e vai percorrer um trajeto de cerca de 40 quilômetros. Antes da ação, todos os participantes serão orientados sobre as normas de segurança a serem adotadas.

Veja