EUA prometem primeiro passo para vacina neste mês

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Al Drago/Reuters

A médica Deborah Birx, coordenadora da força-tarefa dos Estados Unidos contra a pandemia do novo coronavírus, afirmou nesta quarta-feira (1º) que um teste para identificar anticorpos contra o vírus poderá estar disponível “ainda neste mês”.

“Eu realmente liguei em cada universidade e cada estado para desenvolver ELISA. Você pode comprar os antígenos e os controles online e realmente funciona para testar toda a comunidade de cuidados de saúde no seu estado e apoiá-las desta forma”, disse.

O teste ELISA, ou ensaio imunossorvente ligado a enzima, detecta e mede anticorpos no sangue. Se bem sucedido, este teste pode ajudar a identificar aqueles que já tenham tido o vírus, mas se recuperaram recentemente.

Especialistas dizem que, se uma pessoa teve o vírus e produziu anticorpos, significará que ela desenvolveu imunidade, e as chances de ser infectada novamente caem dramaticamente. Birx afirmou que o teste poderia ajudar a identificar trabalhadores da linha de frente de saúde que tenham tido o coronavírus e não saibam disso.

“Eu realmente acho possível dizer a eles, dar a paz que viria de saber que você já foi infectado, possui o anticorpo e está seguro de ser reinfectado, em 99,9% dos casos”, disse. A médica disse que o primeiro teste pode estar disponível “em breve, dentro deste mês se as universidades nos ajudarem, com certeza”.

CNN