Fiocruz repudia ameaça de Bolsonaristas a pesquisadores

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Gerard Julien/AFP

A Fiocruz divulgou uma nota nesta sexta (17) para defender pesquisadores de ameaças de morte que vêm sofrendo por fazerem pesquisas com a cloroquina. A instituição considerou os ataques “inaceitáveis”.

Liderados pela Fiocruz, pela Fundação de Medicina Tropical, pela Universidade do Amazonas e pela USP, o estudo é realizado por mais de 70 pesquisadores e estudantes de pós-graduação e colaboradores dessas instituições.

Alguns deles passaram a ser atacados depois que análises preliminares do trabalho ganharam publicidade.

Os primeiros resultados foram divulgados com exclusividade pela coluna, e mostraram que a letalidade no grupo de pacientes com Covid-19 testado, em estado grave, foi de 13% –de 81 doentes internados que tomaram o medicamento, 11 morreram.

 

A taxa de mortalidade verificada em pacientes em iguais condições que não usaram a droga é de 18%, segundo estudos internacionais, inclusive da China.

A proximidade dos dois índices não permite afirmar, por enquanto, que a cloroquina possa fazer diferença fundamental no tratamento dos doentes infectados pelo novo coronavírus.

A pesquisa, por isso, começou a ser atacada nas redes sociais: o uso da cloroquina é defendido pelo presidente Jair Bolsonaro e por seus seguidores, que acreditam que o remédio pode ajudar a curar a Covid-19, o que não está comprovado.

A análise preliminar mostrava também que a dose de 10g de cloroquina provocava reações indesejadas nos pacientes, como arritmia e outras complicações graves.

Depois que o estudo foi publicado em uma revista científica, o jornal The New York Times divulgou o trabalho afirmando que ele tinha sido suspenso por causa das mortes.

As ameaças, a partir daí, se tornaram mais fortes e passaram a ser investigadas pela polícia do Amazonas.

O próprio filho do presidente da República, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), endossou as críticas. Nesta sexta (17), ele retuitou um texto afirmando que pacientes morreram por tomar dose alta do remédio.

Na verdade, pacientes dos dois grupos vieram a óbito: tanto os que receberam dose alta como os que receberam a dose mais baixa de cloroquina, segundo informe divulgado pelos cientistas.

A Fiocruz diz considerar “inaceitáveis os ataques que alguns de seus pesquisadores vem sofrendo nas redes sociais, após a divulgação de resultados preliminares com o uso da cloroquina em pacientes graves como a Covid-19”. E segue afirmando que “estudos como esse são parte do esforço da ciência na busca por medicamentos e terapéuticas qu possam contribuir para superar as incertezas da Covid-19”.

Leia a íntegra da nota da Fiocruz:

“NOTA DE DEFESA DA CIÊNCIA E DOS PESQUISADORES DA FIOCRUZ

O Conselho Deliberativo da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) vem a público manifestar seu apoio aos pesquisadores responsáveis pelo estudo CloroCovid-19, que vem sendo realizado por mais de 70 pesquisadores, estudantes de pós-graduação e colaboradores de instituições com tradição em pesquisa, como Fiocruz, Fundação de Medicina Tropical Dr. Heitor Vieira Dourado, Universidade do Estado do Amazonas e Universidade de São Paulo.

A instituição considera inaceitáveis os ataques que alguns de seus pesquisadores vem sofrendo nas redes sociais, após a divulgação de resultados preliminares com o uso da cloroquina em pacientes graves com a Covid-19. Estudos como esse são parte do esforço da ciência na busca por medicamentos e terapêuticas que possam contribuir para superar as incertezas da pandemia de Covid-19. A pesquisa CloroCovid-19 permanece em andamento e foi aprovada pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep).

A Fiocruz tem trabalhado incansavelmente em diversas frentes de atuação e vem a público clamar pela tranquilidade e segurança de seus pesquisadores, requisitos essenciais para o desenvolvimento de seus estudos. É fundamental alertar que a busca por soluções não pode prescindir do rigor científico e do tempo exigido para obtenção de resultados seguros e que as pesquisas devem se manter, portanto, fora do campo narrativo que constrói esperanças em cima de respostas rápidas e ainda inconclusivas.

A Fundação apoia incondicionalmente seu corpo de pesquisadores, que estão absolutamente comprometidos com a ciência e com a busca de soluções para o enfrentamento dessa pandemia, e reafirma seu compromisso com a missão de produzir, disseminar e compartilhar conhecimentos e tecnologias voltados para o fortalecimento e a consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS) e para a promoção da saúde e da qualidade de vida da população brasileira.”

Folha