Gilmar diz que Bolsonaro está “angustiado”

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: RAFAELA FELICCIANO/METRÓPOLES

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, nesta quarta-feira (22/04), que encontrou com o presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), e percebeu que ele está preocupado com a crise do coronavírus. As declarações foram dadas em entrevista ao portal Uol.

“Eu estive com o presidente e ele me passou a ideia de um homem extremamente angustiado em questão desses enfrentamentos todos”, declarou o magistrado.

Segundo Gilmar Mendes, “tem havido uma certa fricção” entre os Poderes. Ele avaliou que Bolsonaro decidiu seguir o “presidencialismo de coalizão”, buscando apoio de bancadas parlamentares. Contudo, diz que o chefe do Executivo se aliou a pessoas inexperientes na política.

“Ele tentou fazer uma releitura desse presidencialismo e isso certamente não cabe a folga desejada no Congresso. Por outro lado, ele conta com uma bancada expressiva para os temas brasileiros. Ou contava, mas gente ainda muito pouco experiente no processo parlamentar”, disse o ministro.

O ex-ministro Ayres Britto também participou da conversa. Para ele, “a certa hostilidade do Poder Executivo com os outros Poderes não é tão grande “a ponto de instabilizar o país”. “O princípio da separação dos Poderes, além de elemento da democracia, é cláusula pétrea. Os Poderes estão aí para funcionar permanentemente”, declarou.

Metrópoles