Governador do DF vai suspender isolamento em plena pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Paulo H. Carvalho/Agência Brasília

Mesmo registrando 20 mortes por coronavírus, o governador Ibaneis Rocha (MDB-DF) diz que está seguro para liberar a volta das atividades em 4 de maio. Ele afirma que só tem 18 leitos de UTI ocupados na rede pública e, nos hospitais privados, a ociosidade chega a 50%.

Para colocar em prática seu plano de reabertura, Ibaneis disse ao Painel que pretende antes baixar um decreto obrigando o uso de máscaras no DF. Segundo ele, shoppings terão que medir a temperatura de clientes e o comércio terá que testar funcionários e fornecer máscaras.

Os engarrafamentos voltaram à capital nos últimos dias. Ibaneis não credita o movimento à quebra do isolamento, mas à mudança de hábitos. “As pessoas estão deixando de usar o transporte público e usando o carro”.

O governador diz que não entendeu a proposta feita por Paulo Guedes (Economia) de socorro aos estados. “Não se sabe em base do quê eles ofereceram esse valor”, disse. A Economia ofereceu R$ 77,4 bilhões a estados e municípios.

Ibaneis diz que não vê como a ajuda do governo federal poderia relaxar a arrecadação local, como sugere a equipe de Guedes. O governador, no entanto, já ofereceu “flexibilizações” no pagamento de impostos, como a alteração de datas para o recolhimento do IPTU de parte do comércio. “Não estou deixando de arrecadar, mas facilitando a vida das empresas em nome do emprego”, diz.

Folha