Governadores ignoram Bolsonaro e monitoram celulares

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

Com o aumento do número de casos do novo coronavírus pelo país, as medidas de isolamento social têm se tornado cada vez mais essenciais para realizar o achatamento da curva epidêmica e evitar um colapso do sistema de saúde. Com isso, governos estaduais, municipais e até mesmo a própria população buscam incentivar o isolamento e conscientizar os cidadãos sobre a importância e eficácia da atitude, apontada pela OMS como a principal ferramenta de combate à Covid-19.

Em Florianópolis, alguns moradores passaram a receber em seus celulares uma mensagem: “Caso de Covid-19 perto de sua residência. Reforce as medidas de higienização e fique em casa”. O envio de SMS é parte de um pacote de medidas adotadas pela prefeitura para monitorar a população, e completa duas semanas nesta segunda-feira. A cada novo caso de contaminação identificado, as pessoas que moram num raio de 200 metros da residência do infectado recebem a mensagem.

A medida é possível graças a parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia, que cruza seu banco de dados com os da prefeitura da capital para identificar os destinatários. Até o domingo, 98.207 alertas haviam sido disparados. Além disso, pessoas que não forem encontradas em casa no momento do teste ou não cumprirem o isolamento mesmo tendo assinado um termo são multadas em R$ 500.

A tendência é que o número de mensagens enviadas aumente numa velocidade ainda maior a partir desta semana. A prefeitura pretende implantar os testes rápidos em drive-thrus e nos aeroportos a partir de quarta-feira. Foram adquiridos 25 mil kits destes testes sorológicos (feitos a partir de uma gota de sangue, identificam anticorpos da pessoa contra o Sars-CoV-2), além de 10 mil moleculares (para serem usados nos casos mais graves).

De olho no sucesso da medida adotada pela capital, o governo de Santa Catarina lançou, no último sábado, seu próprio serviço de envio de alertas. Válido para as demais cidades, ele também informa aos moradores quando alguém que mora a até 200 metros de distância testa positivo para o coronavírus. Até o domingo, 120 mil alertas foram disparados com o texto: “O Governo de SC informa: Caso confirmado de COVID19 perto de sua residência (CEP). Se puder, fique em casa. Se sair, use máscara”.

Em Rio Branco (AC), o médico Rodrigo Pereira, especializado em medicina de Família e Comunidade, é um dos coordenadores dos três serviços de telemedicina para a população. A iniciativa conta com a parceria da secretaria municipal e estadual de saúde, além de algumas universidades. O primeiro deles é o “Disque Coronavírus”, que atende chamados gerais da sociedade, inclusive o esclarecimento de dúvidas. Através dele, a equipe, formada por internos de medicina, rastreou pelo menos 163 casos suspeitos da doença.

O serviço de telemonitoramento acompanha os casos suspeitos e confirmados da Covid-19, observa a evolução dos sintomas e realiza um mapeamento epidemiológico no município através do rastreamento dos contatos dos casos suspeitos e confirmados e o controle da evolução dos sintomas nessas pessoas.

Há, também, um serviço de teleconsultoria para prestar esclarecimento e ajudar os profissionais da saúde e do interior. Nos próximos dias, será lançado o serviço de teleconsulta, que realizará atendimento clínico a distância para evitar a ida do paciente à UPA.

O estado de São Paulo anunciou na última quinta-feira o Sistema de Monitoramento Inteligente, uma parceria com operadoras de telefonia (Oi, Vivo, Tim, Claro) para usar dados digitais para medir a adesão à quarentena em todo o Estado e também enviar mensagens de alerta para regiões com maior incidência da COVID-19.

O mesmo sistema será utilizado nas orientações educativas que serão realizadas a partir desta terça-feira pelos fiscais da Vigilância Sanitária do Estado. Os agentes serão enviados aos comércios e serviços que estão descumprindo a quarentena, segundo os dados de telefonia móvel fornecidos pelas operadoras, que localizarão os pontos de aglomerações urbanas. Os fiscais, que contarão com a ajuda da Polícia Militar, vão dispersar as pessoas para reduzir o risco de contágio.

Em Recife (PE), pesquisadores desenvolveram três drones que sobrevoam os bairros com maior circulação de pessoas. Além de mapear as aglomerações, eles foram equipados com câmera de infravermelho, capaz de medir a temperatura das pessoas. A febre é um dos sintomas da Covid-19. O drone também está programado para reagir automaticamente às aglomerações encontradas pelo caminho. Pelo alto falante, sai a mensagem: “Mantenham o afastamento social e evitem aglomerações”.

O governo do Rio Grande do Sul anunciou na última sexta-feira a parceria com a empresa de telefonia Vivo e empresas de tecnologia para realizar o mapeamento das aglomerações através da emissão do sinal de celulares. Com essas informações, serão realizadas ações de conscientizações nos locais de maior aglomeração. A privacidade é garantida e não há previsão de multas.

O Globo