Governo pedirá explicações ao STF

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução/Istoé

Sem a possibilidade de recurso, já que o objeto da ação foi perdido quando o próprio presidente tornou sem efeito a nomeação de Alexandre Ramagem para direção-geral da Polícia Federal, o governo deve agora, para marcar posição, prestar informações ao Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o caso. A ideia é dizer que a nomeação de Ramagem obedece as exigências legais. As informação serão prestadas pela Advocacia-Geral da União, fazendo uma defesa do ato do presidente.

Em seguida, o objetivo é apresentar um embargo de declaração, para pedir esclarecimentos ao ministro Alexandre de Moraes sobre a duração da suspensão.

O governo quer saber, por exemplo, se a suspensão vai durar até a conclusão do inquérito aberto pelo ministro Celso de Mello para apurar as acusações do ex-ministro Sérgio Moro de que o presidente estaria tentando interferir em investigações da PF.

“O governo prestará informações, como é próprio do mandado de segurança, defendendo o ato, e pedirá esclarecimentos, provavelmente, por embargo de declaração”, disse um interlocutor do presidente.

G1