Ingleterra fabrica dinheiro para combater pandemia

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Colin/Unsplash

O Banco Central da Inglaterra anunciou oficialmente que vai ligar a máquina de imprimir dinheiro para emprestar ao governo britânico e ajudar a superar os problemas gerados pela pandemia. É o primeiro país a anunciar essa medida drástica, já que, em tempos normais, países emitem dívida no mercado financeiro para captar dinheiro e o BC é impedido de fazer essa operação para evitar o descontrole das contas públicas.

Em um comunicado, o Banco da Inglaterra informou que, com a decisão, poderá aumentar o saldo da conta que o governo britânico tem na instituição. Não há limite para esse reforço de saldo que, efetivamente, só necessita da decisão do BC para alterar os valores da conta. Com o dinheiro extra, o governo pode “sacar” o dinheiro e gastar.

“Qualquer uso desse instrumento será temporário e de curto prazo”, cita o governo britânico em nota em que cita também que a medida evita a oferta demasiada de títulos de dívida públicos e a oscilação exagerada desse mercado.

Qualquer dinheiro retirado dessa conta deverá ser devolvido ao BC inglês até o fim do ano. Em 2008, uma operação semelhante emprestou 20 bilhões de libras esterlinas – cerca de R$ 130 bilhões – emitidos pelo Banco Central ao governo britânico.

Paul Krugman, prêmio Nobel de economia em 2008, avaliou que a medida equivale à emissão de uma “moeda de platina de 1 trilhão de dólares”. Ou seja, a decisão permite empréstimos infinitos, mas temporários, ao governo. “Isso basicamente mostra que os países desenvolvidos que tomam emprestado em sua própria moeda não têm problemas de financiamento”, disse no Twitter.

CNN Brasil