Lava Jato critica Bolsonaro por ir a ato pró ditadura

Todos os posts, Últimas notícias

A força-tarefa da operação Lava Jato em Curitiba defendeu “compromisso com ações que fortaleçam a democracia” em resposta à participação do presidente Jair Bolsonaro em protestos que pediam a volta da ditadura.

Em comentário enviado à BBC News Brasil sobre a presença do presidente nos protestos de domingo, que entre outras pautas pediam “intervenção militar” e o fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF), a operação afirmou que o momento exige compromissos de todos.

“A Lava Jato entende que o momento deflagrado pela crise de saúde em decorrência do coronavírus exige, de todos nós – das instituições públicas, de seus representantes e da sociedade civil -, compromisso com ações que fortaleçam a democracia, a integridade, a solidariedade e a segurança institucional, sanitária e econômica de nosso país”, diz a nota.

“A força-tarefa da operação Lava Jato, como parte do Ministério Público brasileiro, defende e sempre defendeu a Constituição, a ordem jurídica, o regime democrático e o interesse público, na esfera de suas atribuições”, disse a nota enviada pela operação à reportagem”, continuou o texto.

O comentário foi feito horas depois de o procurador-geral da República, Augusto Aras, pedir ao STF a abertura de um inquérito para investigar se as manifestações feriram a Lei de Segurança Nacional (LSN).