Maia insinua que Bolsonaro não tem autoridade para demitir Mandetta

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob / Agência O Globo

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou nesta terça-feira, ao participar de uma videoconferência da Necton Investimentos, que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, não vai ser demitido. Na segunda-feira, o presidente Jair Bolsonaro tinha decidido demitir o ministro, mas voltou atrás.

Segundo Maia, o presidente Jair Bolsonaro não vai demitir um ministro que é popular.

– O presidente trabalha muito com popularidade, popularidade de rede social. Foi assim na relação dele com Moro e tem sido assim na relação dele com Mandetta e sempre usando a estrutura paralela para tentar desqualificar o que ele considera um inimigo dele, um adversário dele – disse.

Maia relatou que conversou com pessoas do entorno do ministro da Saúde no fim de semana e disse a eles que Mandetta não seria demitido. Segundo o deputado, o presidente não tem condições de demitir o ministro.

– Ele não tinha condições, ele sabe disso. Os mais próximos certamente falaram isso pra ele, de trocar o ministro neste momento.

O presidente da Câmara entende que Mandetta construiu uma relação com a população que dificulta a sua demissão.

– Eu disse ao assessor dele: não vai tirar, não tem condição. O presidente sabe disso, o presidente é uma pessoa inteligente, diferente do que muitos acham. Ele pode não ter uma agenda econômica, ter outras prioridades, mas tem uma inteligência na organização da agenda dele – afirmou.

Maia criticou as falas do ministro da Educação, Abraham Weintraub, e do deputado federal, Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) que acusavam, sem provas, a China de esconder informações sobre o coronavírus.

– Eu de fato não entendo como um governo, em um momento desse de crise, pega um parente do presidente, pega um ministro, para desqualificar um país que poderia estar ajudando o Brasil muito mais.

O Globo