Maia se diz perplexo com ataque de Weintraub à China

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Pablo Jacob/Agência O Globo

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta terça-feira não compreender as razões das hostilidades do governo brasileiro com a China. Segundo ele, declarações de autoridades e de pessoas próximas ao presidente Jair Bolsonaro contra o país asiático atrapalham.

“A tensão do governo brasileiro com a China atrapalha”, disse durante webinar promovido pela Necton Investimento. A China é ator importante na relação com o Brasil e com o mundo. “Não entendo como o governo brasileiro, nesse momento de crise, desqualifica a China.”

Maia lembrou que o crescimento econômico registrado durante governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi atrelado ao preço das commodities compradas pela China. “Alguns auxiliares do presidente atrapalham o país; a questão da China é um exemplo”, completou.

A crítica mais recente à China partiu do ministro da Educação, Abraham Weintraub, no último sábado. Antes, em março, o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) também criticou os chineses.

Diante da sequência de críticas ofensivas a Pequim por parte do governo e seu entorno, coube aos ministros Paulo Guedes (Economia) e Tereza Cristina (Agricultura) a tarefa de tentar reverter o mal-estar com Pequim e evitar futuras retaliações comerciais, que não são descartadas por fontes do governo.

Valor Econômico