Mandetta é mais confiável que Bolsonaro, diz pesquisa

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Isac Nóbrega/PR

Na mesma pesquisa que mediu a preocupação dos brasileiros em relação ao emprego e à saúda nesta crise do coronavírus, o Instituto Paraná Pesquisas avaliou o humor da população em relação ao desempenho do presidente Jair Bolsonaro e do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta no combate à pandemia.

A pergunta foi direta: “na gestão da crise do coronavírus, você confia mais nas informações do presidente Jair Bolsonaro ou do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta?”

Para 57,6% dos entrevistados, as orientações de Mandetta na crise são mais confiáveis que os pensamentos de Bolsonaro. O presidente mereceu a confiança de 37,5% dos entrevistados que lhe atribuem mais credibilidade do que ao ministro da Saúde. 4,9% não opinaram.

O Paraná Pesquisas foi adiante e pergunto, especificamente sobre o presidente: “Bolsonaro está conduzindo a crise do coronavírus de forma adequada?” 56,2% dos entrevistados disseram que não conduz de forma adequada a reação à pandemia, enquanto 38,7% disseram reconhecer a ação acertada do presidente. 5,1% não opinaram.

A mesma pergunta foi feita em relação ao trabalho de Mandetta. A liderança do ministro na crise foi apontada como adequada por 65,7% dos entrevistados. A condução do ministro é reprovada por 28,7% dos entrevistados. 5,6% não opinaram.

Questionados sobre o isolamento social, motivo de discórdia entre Bolsonaro e Mandetta, 65,1% se revelaram favoráveis ao plano de isolamento da forma como está sendo feito pelos governadores nos estados contra 31,1% se mostraram contra as medidas. 3,8% não responderam.

Entre segunda e terça-feira, o instituto questionou, por meio de entrevistas virtuais, 2.372 brasileiros dos 26 estados e do Distrito Federal.

Veja