Mandetta “peitou” Bolsonaro em reunião de ontem

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Rafael Carvalho/Governo de Transição

A reunião convocada pelo presidente Jair Bolsonaro com ministros na tarde desta segunda-feira (6) teve momentos de tensão.

Participantes relataram ao blog que o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, foi firme em sua fala de cerca de 20 minutos e reafirmou todos os conceitos científicos em relação ao enfrentamento da pandemia do novo coronavírus.

“O senhor quer tocar de outro jeito. Pode tocar! Qual a marcha que o senhor quer, pois vamos passar num desfiladeiro. Como o senhor quer passar: acelerado ou devagar?”, alertou Mandetta, segundo relatos de participantes.

Na reunião no Palácio do Planalto, o ministro ainda ressaltou haver vários cenários para a pandemia no Brasil: “Estamos vendo o que vai acontecer. Se o vírus vai se comportar de maneira diferente por aqui. Temos um plano para cada cenário. O que não pode ter é um plano único”.

Mandetta também teria alertado que neste momento é preciso avaliar o quanto temos e o quanto é precisopara para enfrentar a crise em termos de equipamentos como respiradores, luvas e máscaras.

O ministro, contaram participantes, também deixou claro ser preciso manter a parceria com estados e municípios no enfrentamento da crise. “Não vou tirar a autoridade dos governadores e dos prefeitos. São eles que executam na ponta”, reforçou.

Mandetta também fez um desabafo em relação aos ataques recebidos de bolsonaristas nas redes sociais: “Não vem para o meu lado, que não gosto disso não. Não gosto do gabinete do ódio”, afirmou o ministro, de acordo com participantes da reunião.

Logo na sequência, o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, pediu a palavra. Porém, Bolsonaro encerrou a reunião

G1