Milhares de brasileiros ainda estão retidos em outros países

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: PEDRO PARDO / AFP

Pelo menos 5 mil brasileiros estão retidos em 80 países, por causa da pandemia de coronavírus, e não conseguem retornar ao Brasil, segundo dados computados pelo grupo de crise que reúne vários órgãos do governo encarregados do tema. Em sua maior parte, essas pessoas tiveram os voos de volta cancelados pelas companhias aéreas e dependem da ajuda do Itamaraty para serem repatriadas.

Ainda de acordo com o relatório obtido pelo GLOBO, nas últimas semanas, quando os governos dos países começaram a fechar suas fronteiras, conseguiram voltar para o Brasil 13.250 brasileiros. Do total de repatriações, o maior volume de embarques ocorreu na Europa, quando 2.473 cidadãos deixaram 18 países.

Saíram da Ásia e da Oceania 1.102 brasileiros e, da América do Sul, 928 pessoas. Ainda por regiões de origem, 240 brasileiros conseguiram sair do Oriente Médio, 221 de 23 países africanos e 125 das Américas do Norte, Central e do Caribe.

Está prevista, para esta quinta-feira, a saída de seis voos de Portugal, com um total de 1,8 mil passageiros. Dois aviões já decolaram no país europeu.

Além disso, aterrissará na sexta-feira, às 15h30, no aeroporto de Guarulhos (SP), um voo fretado pelo Itamaraty para a repatriação de cidadãos brasileiros retidos na Índia. São 328 nacionais e pouco mais de uma dezena de estrangeiros, incluindo sete uruguaios.

Fontes que trabalharam no resgate disseram que o voo foi precedido de uma grande operação de transporte terrestre para reunir em Nova Déli e Mumbai cerca de 200 pessoas espalhadas por 35 localidades em território indiano. Como a índia se encontra em lockdown (quarentena), a embaixada obteve das autoridades locais autorizações de trânsito para que os brasileiros pudessem se deslocar até 16 pontos de encontro ao longo de nove rotas de ônibus.

Este é o oitavo voo de repatriação fretado pelo Itamaraty. Os voos anteriores saíram, a partir do dia 30 de março até agora, do Equador, do Peru, da Colômbia, da África do Sul, do Egito, Guatemala (passando por Nicarágua e Costa Rica) e República Dominicana (passando por Curação, Panamá e Colômbia).

O Itamaraty também vem organizando operações de repatriação terrestres. As principais ocorreram na Bolívia, com 1.771 brasileiros, e Argentina, com 267.

O Globo