Morre adolescente indígena em Roraima

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O adolescente ianomâmi de 15 anos que contraiu coronavírus morreu na noite desta quinta-feira. A morte, a terceira entre os indígenas em decorrência da Covid-19, foi confirmada ao GLOBO nesta sexta-feira pelo Ministério da Saúde, por meio da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) e do Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) Yanomami. Ele estava internado no Hospital Geral de Roraima e de acordo com o atestado de óbito, Alvanei Xrixana foi vítima de Síndrome Respiratória Aguda Grave.

Ele deu entrada no Hospital Geral no dia 3 de abril, com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Seu primeiro teste havia dado negativo, porém teve o resultado confirmado na segunda testagem para Covid-19, na terça-feira. Ele estava internado na UTI.

Cinco profissionais de saúde que tiveram contato com o adolescente já estão em isolamento, assim como as pessoas que estiveram com eles. Para Aldeia Rehebe, destiino do adolescente após deixar o município de Alto Alegre por conta da suspensão das aulas, foram enviados 20 testes rápidos até o dia 10 de abril.

O Brasil já soma ao menos oito casos de coronavírus entre indígenas em três estados diferentes. Além dos registros de quatro familiares da etnia Kokama revelados pelo GLOBO, em Santo Antônio do Içá, no Amazonas, outros três pacientes testaram positivo para a Covid-19. Uma delas, uma senhora borari de 87 anos, só teve o diagnóstico confirmado pela secretaria de Saúde do Pará, depois de ter sido sepultada, na vila de Alter do Chão, distrito de Santarém.

O outro indígena que morreu vítima do novo coronavírus, mas não foi notificado pela Sesai, é um senhor de 55 anos, da etnia Muru, em Manaus.

O Globo