No feriado, isolamento em SP subiu de 47% para 59%

Todos os posts, Últimas notícias

Foto: Reprodução

O estado de São Paulo registrou neste domingo um aumento da adesão da população ao isolamento social contra o novo coronavírus. Segundo o governo estadual, o índice chegou a 59% no feriado de Páscoa. A meta é alcançar 70%. Na semana passada, a taxa de respeito à quarentena alcançou seu pior patamar (47%).

Com o engajamento maior dos paulistas ao distanciamento social, o governador João Doria não voltou a falar mais em prisão de quem descumprir a orientação. Doria preferiu um discurso de confiança na população.

– A população está respondendo bem e, portanto, estamos confiantes de que ela continuará fazendo a opção pelo isolamento social – afirmou.

Para reforçar o atendimento a pacientes da Covid-19, o governo estadual anunciou a contratação de 1.185 profissionais da saúde, entre médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. A maior parte (925) será contratada por 12 meses a partir de maio. Profisisonais concursados serão convocados a partir da próxima semana.

Doria comemorou o índice de isolamento social obtido no final do feriado da Páscoa. Mas ele reforçou que ainda é preciso maior engajamento. O estado lançará uma nova campanha de conscientização sobre a importância do distanciamento social na TV, rádio e redes sociais a partir desta segunda-feira.

– O esforço que fizemos na última semana deu certo. Subimos de 47% para 59% o índice de isolamento social – afirmou o governador.

São Paulo iniciou na semana passada um monitoramento diário da quarentena. Na região metropolitana, houve municípios que superaram a taxa de 60% do isolamento social, como Guarulhos, Osasco, Mogi da Cruzes e São Bernardo do Campo.

Doria iniciou seu pronunciamento nesta tarde dizendo que não tem sido fácil administrar a crise da saúde.

– Não é fácil ser governador numa crise dessa dimensão. Todos no governo sabemos a responsabilidade e o que precisamos fazer em defesa da vida – afirmou Doria.

São Paulo registra 8.755 casos cofirmados da Covid-19 e 588 mortes. Na cidade, os novos leitos de UTI destinados a pacientes de coronavírus registraram nesta segunda-feira 56% de ocupação. Até o momento foram entregues 378 leitos desse tipo e outros 585 serão disponibilizados até o fim deste mês.

Em relação aos leitos de enfermaria, a ocupação está maior (60%). Desde o início da pandemia já foram implantados, segundo a prefeitura de São Paulo, 1.688 novos leitos dessa modalidade na rede e outros 1.474 estão em processo de instalação.

O Globo